O projeto artístico foi criado em 2006 pelo artista plástico e grafiteiro André Kajaman, cria da Baixada Fluminense
![O projeto artístico foi criado em 2006 pelo artista plástico e grafiteiro André Kajaman, cria da Baixada Fluminense](https://static.wixstatic.com/media/a2e9e9_38fc75a4da42493fa0c75190f70fc795~mv2.jpg/v1/fill/w_488,h_275,al_c,q_80,enc_auto/a2e9e9_38fc75a4da42493fa0c75190f70fc795~mv2.jpg)
Há 18 anos, os muros da Vila Operária, em Duque de Caxias, ganharam novos ares, novas cores, um novo cenário multicolorido. Trata-se do eterno “Meeting of Favela” (MOF), maior mutirão voluntário de arte urbana do mundo. A comunidade recebeu no último domingo, 15 de dezembro, a 15ª edição do evento, cujo tema é “De volta para o Futuro”. O encontro reuniu artistas de quase todos os continentes, que se juntaram para pintar voluntariamente as paredes da comunidade, numa espécie de supergaleria a céu aberto. A cada edição, mais de 5 mil latas de spray são utilizadas para colorir a Vila Operária. Este ano, o foco é o graffiti, mas o MOF reúne ainda apresentações de B-boys, MCs, DJs, skatistas, atores de teatro e circo, videomakers e fotógrafos. Na última edição, em 2019, mais de 700 artistas do mundo todo participaram do evento.
Por conta da pandemia em 2020, o projeto foi interronpido. A partir de agora o MOF retomou seu espaço cultural e sua vocação de diversidade. Criado em 2006 pelo artista plástico e grafiteiro André Kajaman, cria da Baixada Fluminense, o festival já tocava em temas que só ganharam força recentemente.
“Começamos a pintar em uma época em que o grafite não era bem-visto pela sociedade. Tínhamos que lutar contra o preconceito. Hoje, somos parte da narrativa do graffiti nacional e internacional e ainda mantemos a nossa essência. Lá atrás, já no início, imprimimos uma realidade pautada na diversidade e com integração entre artistas, moradores e empreendedores. Todos inspirando uma cadeia criativa de festivais, artistas e microempreendedores ao redor do Brasil e do mundo. Construímos uma gigantesca rede de colabores a partir das necessidades de cada frente. O ‘De Volta para o Futuro’ é a síntese entre diversas camadas e, com esse tema, queremos relembrar a trajetória de muitos de nós que cresceram nessa realidade”, explica Kajaman.
Comments