top of page
Cesar Moutinho

Agnaldo Barros: Caiu o número do desmatamento na Amazônia


Agnaldo Barros
No acumulado de janeiro a maio de 2023, na comparação com o mesmo período do ano passado o desmatamento caiu 31%


Por: Agnaldo Barros


Caiu o número do desmatamento na Amazônia


Uma boa notícia concernente ao meio ambiente foi divulga este mês, relatando que caiu o desmatamento na região da Amazônia Legal.

No acumulado de janeiro a maio de 2023, na comparação com o mesmo período do ano passado o desmatamento caiu 31%. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Apesar da boa notícia a região é área de diversos conflitos e enfrenta vários desafios como por exemplo a expansão da atividade humana, como o desmatamento ilegal, a mineração, a agricultura em larga escala e a construção de estradas, têm causado impactos significativos na floresta e em sua biodiversidade. A destruição da floresta amazônica não apenas representa uma perda irreparável para a biodiversidade e o equilíbrio climático, mas também afeta diretamente as comunidades que dependem dela.

Preservar e proteger a Floresta Amazônica é de extrema importância para a conservação da biodiversidade, a mitigação das mudanças climáticas e o respeito aos direitos das comunidades indígenas. É necessária uma abordagem sustentável e colaborativa que promova o desenvolvimento econômico em harmonia com a preservação ambiental e o respeito aos direitos humanos.


887 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo

3 Comments


Marcelo Mattos
Marcelo Mattos
Jul 15, 2022

Primeiramente, a política de cota racional é uma ação de reconhecimento das desigualdades, injustiças e reparação cometidas por diversas políticas de exclusão de negros, sobretudo nas universidades. Lembro que até 2003, chegar os critérios para acesso às universidades públicas eram direcionados às elites (na sua esmagadora maioria brancas) que poderiam garantir um ensino pré-vestibular de excelência aos seus filhos, capaz de ascendê-los à estes ensinos. Por fim, o termo "retinto" é expressão para dourar a raça, como se o negro fosse repintatado, retingido de negro, é o negro re-enegrssido: é um esteriotopo que depõe contra a raça e a diminui.

Like

Whertz Amós Salles
Whertz Amós Salles
Jul 14, 2022

Sou como o Zé Neto, pai negro, mãe branca, e quase nenhum traço dos negros que são meus antepassados!

Graças a Deus, meu pai Negro teve condições de bancar uma boa educação para mim... Sendo assim nunca pensei em cotas! Mas o texto me fez pensar... E se a realidade fosse diferente e meu pai não tivesse a condição? O que seria da minha formação?


Ótimo texto, parabéns aos autores!

Like

Paulo Nogueira
Paulo Nogueira
Jun 01, 2022

É isso aí meu amigo.

Like
bottom of page