Circuito Cultural Boca Pra Fora estreia em Duque de Caxias
- Cesar Moutinho
- há 5 dias
- 2 min de leitura
O Circuito Cultural Boca Pra Fora reúne entretenimento, com a realização de shows gratuitos, gastronomia e artesanato na Praça do Pacificador, todas às segundas- feiras

Por: Cesar Moutinho
Se na cidade do Rio de Janeiro acontece todas as segundas-feiras o Samba do Trabalhador (Tijuca) e o Pagode do Chinelo (Pilares), à partir de agora, o Circuito Cultural Boca Pra Fora; promovido pela Secretaria Cultural e Turismo do município de Duque de Caxias, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj) faz parte do calendário da "Segunda-Feira sem Lei".
O projeto que teve início na última segunda-feira (08/04) tem como objetivo resgatar o samba e a cultura popular com a realização de shows gratuitos e incentivo a informalidade, através da venda de produtos de artesanato e gastronômicos. Tudo isso acontece na Praça do Pacificador, em frente ao teatro Raul Cortez, no centro da cidade, sempre a partir das 18 horas.
Na primeira edição, o projeto teve a direção artística do cantor e percussionista Tiago Testa. Toda semana o músico vai levar convidados especiais para a animada roda de samba. "Estou realizando um antigo sonho em poder me apresentar na Praça do Pacificador, com o Grupo Lagosta Nervosa e poder receber nosso convidado especial Gabrielzinho de Irajá, nesta primeira edição do projeto. É um momento de muita felicidade e realização", confidenciou Tiago Testa.

Atração especial da noite, Gabrielzinho de Irajá num papo informal com Aroldo Brito
ARTESANATO E GASTRONOMIA INTEGRAM O EVENTO

Clara Silva do Parque Duque exibe o mostruário de copos personalizados dispostos à venda
A informalidade local também faz parte do evento, através do Artesanato e da Gastronomia. Cerca de 30 barracas, distribuídas em torno da Praça do Pacificador ficam a disposição do público para a venda de bolsas, bijuterias, copos decorativos com presença significativa no Circuito Boca Pra Fora. Clara Silva, moradora do Parque Duque, aplaudiu a iniciativa cultural. "Olha! trabalho vendendo copos decorativos e personalizados, além de pantufas, toalhas bordadas e camisas sublimadas. Esse projeto cultural vai bombar, aliás, já bombou", admitiu Clara.

Nilse Vasconcellos exibe a bolsa de jeans custumizada posta à venda para os consumidores
Já a senhora Nilse Vasconcellos, moradora do bairro Jardim Leal, que vende bolsas de jeans custumizadas, destacou a riqueza cultural do Circuito Boca Pra Fora. "O projeto é sensacional, além de atender a informalidade local, prestigia os artistas da cidade e de quebra ainda podemos contar com uma atração especial. Trabalhar se divertindo é maravilhoso", resumiu.
De acordo com o secretário de Cultura e Turismo do município de Duque de Caxias, Aroldo Brito, a ideia do Circuito Boca Pra Fora tem a ver com a necessidade cultural de entretenimento da população local ao fazer o vai-e-vem do trabalho pra casa. "A essência do projeto é gerar trabalho e renda para os artistas, os ambulante de artesanato e a gastronomia da cidade. Enfim, enquanto governo, resolvemos abrir a praça para o povo, afinal de contas, a praça é do povo. Em síntese, é a transformação da cultura e lazer numa indústria de trabalho e renda", considerou.

Karine Mendes, Joice Marques, Milena Coutinho, Aroldo Brito e Louiz Carlos
Importante iniciativa Secretaria Municipal de Duque de Caxias ao prestar os artistas da cidade e a informalidade local, além trazer entretenimento para a população. Nota onze!