A melhoria na infraestrutura para as rodovias que cortam o Rio de Janeiro foi o foco da reunião do Conselho Firjan Caxias e Região, na última terça-feira (11/7). O presidente da representação regional da federação, em Duque de Caxias, Roberto Leverone, destacou a importância dos projetos de estruturação da malha viária no estado, tendo em vista a grande demanda por obras que contribuam para a logística e ofereçam mais segurança, não apenas para as atividades industriais da Baixada Fluminense, como para a população de forma geral. Na ocasião, empresários da região conheceram as propostas da EcoRioMinas, que administra trechos das rodovias BR-116 (RJ/MG), BR-465 (RJ) e BR-493 (Arco Metropolitano).
No encontro, os representantes da concessionária puderam entender as demandas dos empresários e esclarecer dúvidas sobre as iniciativas que oferecerão mais segurança e melhores acessos às rodovias. “Considero que esse projeto de investimento nas rodovias vai facilitar o fluxo do tráfego, o que ajudará a reduzir os assaltos. Essa é uma iniciativa de grande relevância que só tem a contribuir com o trabalho das forças de segurança e poder público, que precisam seguir presentes nas ações para coibir o roubo de carga nas rodovias e ampliar a segurança para toda a região”, destacou Leverone.
Para os empresários que atuam em conjunto com a federação na busca de avanços para as rodovias, a expectativa é positiva, visto que os projetos irão contribuir com a segurança e logística das indústrias da região. “Hoje temos vários problemas, inclusive de custos logísticos do Rio, que é muito alto. Nossa expectativa é ver como ficará a parte do Arco Metropolitano, que pode reduzir em muito o custo de transporte”, destacou o diretor da Lubrizol Brasil, Wagner Sá, ressaltando que as melhorias estão entre as ações para alcançar maior segurança nas vias. “Tem que ter infraestrutura e a atuação dos órgãos de segurança pública, as duas partes associadas, caminhando juntas para funcionar”, acrescentou.
A concessionária EcoRioMinas enfatizou o trabalho que vem sendo realizado para a estruturação das malhas viárias que administra pelo estado. Estão incluídas intervenções para melhoria e recuperação da pavimentação, sinalização, iluminação, construção de passarelas para pedestres, prevista a criação de faixas adicionais, instalação de sistemas de comunicação com internet nas vias e monitoramento por câmera. “Nossa expectativa é elevar a qualidade da infraestrutura das vias que estão sob a concessão da EcoRioMinas, trazer mais segurança e conforto para os usuários. Estamos fazendo um grande investimento e as melhorias já podem ser notadas por quem utiliza as rodovias. Além disso, é importante destacar o papel da concessionária na geração de empregos e desenvolvimento das regiões onde atua”, destacou Julio Amorim, Diretor Superintendente da EcoRioMinas, que ressaltou ainda as alterações nas praças de pedágio, incluindo a de Magé, que é um dos antigos pleitos dos empresários do conselho da Firjan Caxias e Região.
No Rio de Janeiro, a concessionária é responsável por três rodovias: BR-116, de Sapucaia a Magé (entre os Km 2,1 e 148,4), e ainda, do Rio de Janeiro e Seropédica (entre os km 168,1 e 214,7); BR-493 (Arco Metropolitano), nos trechos de Itaboraí a Magé (entre os Km 0 e 26), e Duque de Caxias a Itaguaí (entre os km 48,1 e 123,7); BR-465, de Seropédica à Campo Grande (entre km 0 a 22,8). Para todas essas áreas estão previstos investimentos visando melhores condições para o tráfego e oferecendo inclusive mais estrutura para a atuação da Polícia Rodoviária Federal, com instalações e equipamentos que podem contribuir para o trabalho de reforço na segurança realizado pelo órgão.
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