Por: Cesar Moutinho
Destemida, determinada e acima de tudo solidária; Gabriela Marques aos 25 anos de idade, é postulante a uma das 29 cadeiras no Poder Legislativo do município de Duque de Caxias. Partido! MDB (Movimento Democrático Brasileiro). Número? 15.023. Há poucos dias do pleito que será realizado no próximo domingo (06), ela não esconde o mix de otimismo e expectativa em torno do resultado das eleições municipais. Diante desse contexto, a candidata emedebista resume o diagnóstico da mulher jovem na busca por espaço na política da cidade.
- Claro que não é um momento fácil por ser mulher e estar na política. Ainda há muitos desgastes que precisamos enfrentar. Por outro lado, as mulheres tem que saber que a política é um campo de embate, de troca de opiniões, ideias e interesses. É preciso ter muita coragem, um propósito mesmo, para defender tudo o que a gente acredita. Vencer o desrespeito, aumentar a voz quando for preciso, se impor de uma maneira mais enérgica são elementos cruciais nesse saara. Acredito que a política não exige essa postura somente das mulheres, mas de todos que optaram pela vida pública - comenta Gabriela Marques.
Prossegue: "As visões diferentes fazem parte da democracia e o protagonismo feminino está sendo sucesso em Duque de Caxias com nossa candidata a vice prefeita Aline do Áureo e com o nome Gabriela Marques cada vez mais forte como candidata a vereadora e a chance de subir em todos os palanques do 15, abrir o pulmão e soltar a voz. No meu partido, o MDB, não dá para enxergar os favoritos por gênero, e sim, por competência, por força, trabalho e compromisso com a nossa cidade. Ainda bem que temos uma candidata a vice prefeita, que temos e um grupo político defensor das mulheres, mas se esse não fosse um dos papéis fundamentais, certamente eu compraria essa briga, com garra, coragem e mais determinação para que todas as mulheres caxienses tivessem voz e vez", resumiu Gabriele Marques..
JOVEM NA POLÍTICA
Durante toda campanha não esbarrei com um candidato ou candidata mais jovem que eu, que tivesse menos que 25 anos. Na rua, o jovem não tá preocupado com a política, mas a minha candidatura é uma forma de mostrar a nossa população que os jovens farão a diferença nessa eleição, que nosso protagonismo de hoje é essencial para o futuro da juventude que tem a ver com: capacitação, primeiro emprego e empreendedorismo.
Meu candidato a prefeito, Netinho Reis, é o mais jovem da história de Duque de Caxias e ao lado dele, posso sim, falar sobre os desafios da pouca idade na política. A falta de credibilidade que nós temos é impressionante, por várias vezes eu sou questionada em “Qual seu sobrenome?” ou sobre: “Quem está por trás da sua candidatura?”, é difícil acreditarem que meu sonho é estar na política, é difícil acreditarem que eu abri mão da melhor fase da minha vida para lutar pela educação, para impedir que os jovens se percam nas drogas, para empreender. Tudo bem que desacreditarem de mim, do meu trabalho, do meu potencial, mas digo a vocês que vai chegar a hora de eu provar que um jovem tem muito a ensinar. O jovem tem a força, a energia, a disposição e a vontade de mudar o mundo. É dessa revolução, dessa coragem que Duque de Caxias precisa. Eu sou nova e sou o fato novo de verdade, tenho a melhor proposta dessa eleição.
PROJETO ADOTADOS
- Com 10 anos de Projeto Adotados já ficou provado a responsabilidade que tenho com o próximo. O meu ativismo social é, sem dúvida, o cumprimento de um dos mandamentos que Deus nos deixou: “Amar o próximo como a ti mesmo”. Tudo na minha vida aconteceu de forma muito precoce e a existência do meu projeto não foi diferente. Aos 16 para 17 anos comecei a investir nas pessoas em situação de rua, aprendi fazer a diferença na vida delas não somente entregando comida, mas fazendo com que elas retornassem a sociedade, ao mercado de trabalho. Não foi uma tarefa fácil, aprendi tudo na prática; como lidar com cada uma delas, entendi as necessidades, os motivos e dar uma solução individualizada para cada pessoa, entre outras ações. Afirmo que o Projeto Adotados já retirou mais de 3 mil pessoas em situação de rua. Muitos dependentes químicos à beira da marginalidade, hoje estão com a vida transformada. Com muito orgulho acompanho a superação de cada uma satisfação de ver uma pessoa que antes usava crack, morava em uma calçada, se tornar um grande empresário; é compensador. Com certeza, quero continuar fazendo isso para resto da minha vida - relatou Gabriela Marques.
CAMINHADAS DE CAMPANHA
- Não sei o resultado das eleições no próximo domingo (06), mas já somos vitoriosos por chegarmos até aqui. Não foi uma corrida fácil, um desafio a cada dia, ansiedade misturada com esperança, mas em nenhum dia me faltou fé e a certeza de estar no caminho certo, lutando pelo que eu acredito. Foi essa convicção que me moveu todos os dias dessa campanha, foi a energia das pessoas na rua, acreditando também nesse sonho que me impulsionou. Sou muito grata a Deus, grata também por cada abraço, por cada aperto de mão, por cada palavra. Vocês foram demais! O povo da minha cidade me acolheu de forma única, tenho muito orgulho da gente, do nosso lugar. Obrigada por estarem junto comigo, com o objetivo de construirmos uma Duque de Caxias dos nossos sonhos.
GABRIELA MARQUES - NÚMERO 15.023
Eu acredito que a Gabriela Marques como vereadora de Duque de Caxias fará à diferença. Juventude, fé e a crença de acreditar em um futuro melhor para os jovens de todo o município.