A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) definiu na plenária que acertou a realizou de três dias de desfiles no Grupo Especial no Carnaval 2025 também já acertou quais escolas vão abrir cada noite.
A Unidos de Padre Miguel, atual campeã da Série Ouro, abrirá o domingo, em 2 de março, com a Unidos da Tijuca, 11ª colocada do Grupo Especial no ano anterior, iniciando a segunda-feira, 3 de março, e a Mocidade, 10ª de 2024, abrindo a terça. As demais serão divididas em trincas, com a ordem sendo definida no sorteio do próximo dia 23, na Cidade do Samba: Mangueira, Portela e Beija-Flor / Grande Rio, Viradouro e Salgueiro / Paraíso do Tuiuti, Vila Isabel e Imperatriz Leopoldinense.
Mudanças no julgamento
Na plenária que definiu o Grupo Especial do Rio de Janeiro com três dias (domingo, segunda e terça) de desfiles no Carnaval 2025 ficou acertado também uma mudança profunda no sistema de julgamento. A partir de agora os julgadores vão fechar suas notas após cada dia de desfile na Sapucaí.
As notas eram dadas, até o Carnaval 2024, após a passagem da última escola de samba do Grupo Especial, já na manhã de terça-feira. Isso gerava a polêmica das agremiações fugirem do domingo, afinal, os julgadores poderiam acompanhar no hotel as notícias das apresentações do primeiro dia, já que só fechavam os envelopes no fim do último dia.
Dentro da configuração aprovada, que já valerá para 2025, quatro escolas se apresentarão em cada dia. Dessa forma, também em decisão inédita, as notas dos julgadores passarão a ser fechadas ao final de cada dia.
Comments