A impiedosa goleada que o Botafogo impôs ao Peñarol na partida de ida da semifinal da Copa Libertadores na última quarta-feira (23/10), repercutiu na imprensa uruguaia. No estádio Nilton Santos, o Glorioso guardou todas suas forças para o segundo tempo da partida e fez 5 a 0. Para a maioria dos uruguaios já dá para esquecer o jogo de volta. É praticamente impossível: O Alvinegro carioca é finalista e vai para Buenos Aires como favorito, contra Atlético Mineiro ou River Plate.
O Peñarol sofreu um vendaval de gols após um notável segundo tempo do Botafogo. Afinal, o placar de 5 a 0 foi um duro chamado à realidade. Dessa forma, o Botafogo está na final da Libertadores, mesmo com o jogo da volta em Montevidéu. Porém, o treinador Aguirre fez algo que não devemos esquecer: o torcedor voltou a acreditar neste time, que chegou até a semifinal.
1º tempo
A partida começou exatamente da maneira que os jogadores uruguaios queriam, muito travado e com poucas chances de gol. O Peñarol teve sua primeira chance clara de finalização aos 17 minutos, quando após erro na saída carioca, García cruzou e quase encontrou a cabeça de Darias.
A equipe de Montevidéu voltou a chegar próxima ao gol botafoguense aos 24 minutos, com um forte chute de Darias exigiu uma boa defesa de John. O Alvinegro incomodou o goleiro Aguerre apenas nos acréscimos da etapa inicial.
2º tempo
O segundo tempo botafoguense foi avassalador, dominando completamente o adversário, criando inúmeras oportunidades.
O ritmo assustador do Glorioso começou aos cinco minutos, quando a equipe abriu o placar com Savarino, que aproveitou um lindo passe de Luiz Henrique para tirar de Aguerre e marcar.
O segundo gol saiu na jogada seguinte, quando Alexander Barboza aproveitou o bate-rebate após cobrança de escanteio, e chutou forte no canto inferior esquerdo do alvo rival.
Logo em seguida, o time de Artur Jorge marcou o terceiro, com Savarino aproveitando um cruzamento rasteiro, chutando fraco no gol de Aguerre, e contando com uma grande falha do goleiro adversário.
Perdida em campo, a equipe comandada por Diego Aguirre cedeu um contra-ataque ao Botafogo aos 28 minutos, e Luiz Henrique marcou um golaço de cobertura.
O Alvinegro fechou a conta aos 33 minutos, com o artilheiro Igor Jesus, que aproveitou o rebote de um chute do argentino Thiago Almada para encobrir Aguerre com um cabeceio.
Próxima partida do Glorioso
O Botafogo volta a campo no próximo sábado (26), às 19h, quando visita o Red Bull Bragantino pelo Campeonato Brasileiro.
Comments